Perguntas Frequentes
Quem Somos e o Que Fazemos
A Brahma Kumaris (BK) foi fundada na Índia, na década de 1930, por Brahma Baba, e cuja Sede espiritual é em Mount Abu, Rajastão. O serviço da Brahma Kumaris no exterior começou em 1971, e neste momento engloba diversos centros a nível mundial, em mais de 110 países e regiões. As estimativas atuais apontam para um milhão de alunos. A BK faculta uma educação espiritual e práticas reflexivas para todas as pessoas, independentemente do seu meio cultural, inspirando-as a viver de acordo com a sua natureza mais elevada, contribuindo assim para um mundo melhor.
Iniciativas Globais e Parcerias
A Brahma Kumaris está envolvida com várias parcerias, com base na partilha de propósitos e princípios. As parcerias incluem:
- India One - Central de Energia Termo Solar. Interligação da espiritualidade e dos valores com a investigação e desenvolvimento de tecnologias de energia renovável.
- Agricultura Yogic. Projeto em curso no Gujarat, Índia, para ensinar os agricultores a criar um estado mental mais pacífico e cheio de amor, enquanto trabalham nas suas colheitas, e que está a mostrar resultados bastante notáveis. A pesquisa inicial feita pela Universidade Agrícola SD (Gujarat) menciona que o rendimento das culturas e o conteúdo mineral pode ser aumentado através de uma percentagem significativa. Como é gerido pela parte rural da Brahma Kumaris, não há nenhum custo para os agricultores ou para o ambiente. Outros dos benefícios relatados são as melhorias no bem-estar dos agricultores e resiliência emocional. Leia mais...
- Imagens e Vozes de Esperança - A Mídia como Agente no Benefício do Mundo. Missão: a mudança positiva significa focar-se no mundo em que queremos viver, não apenas em resolver os problemas do mundo que temos. Não se trata de encobrir as verdades; trata-se de ampliar o melhor da natureza humana e, sempre que possível, que uma luz ilumine os passos que podemos dar para o futuro que queremos. Leia mais...
- O Fórum do Espírito da Humanidade: Restabelecer o Ritmo em Direção ao Valores Humanos Principais. Uma nova estrutura global de organizações, comunidades e indivíduos, que se comprometem a trazer a mudança na parte governamental e de tomada de decisão, com base nos principais valores humanos. O Fórum cria um espaço seguro para aprofundar os encontros, a pesquisa e o diálogo entre os líderes, descobrindo-se assim novas maneiras de seguir em frente. Leia mais...
- Hospital Global e Centro de Pesquisa, Mount Abu, Rajastão, India. Em 1989, um cirurgião especialista em cancro de cabeça e pescoço, Dr. Ashok Mehta, de Mumbai, visitou a Sede Espiritual da Brahma Kumaris em Mount Abu. A sua experiência positiva levou-o a pensar que a Brahma Kumaris era um grupo de pessoas com espírito aberto, com quem ele pudesse trabalhar, em parceria, para implementar a sua visão de um hospital modelo cujo foco seria a saúde holística. O projeto foi adotado, respectivamente, por Khuba e GulabWatumull em Mumbai e no Hawaii (EUA), e foi nomeado J Watumull Global Hospital & Research Centre, em memória do seu pai.
- Fundação Janki para os Cuidados de Saúde Globais. É uma instituição de caridade no Reino Unido, que engloba a espiritualidade nos cuidados de saúde. Apoia os profissionais de saúde através do diálogo e da formação baseada em valores, e contribui para o bem-estar geral através de livros inspiradores, CDs e palestras. Também dá apoio financeiro regular ao Hospital Global e Centro de Pesquisa em Mount Abu, na Índia, que foi o pioneiro no modelo de cuidados de saúde, combinando a tecnologia médica moderna com a espiritualidade e a medicina complementar. Dadi Janki é a presidente da Fundação Janki.
- Fundação Ponto de Vida. Instituição sem fins lucrativos nos EUA, estabelecida para servir a comunidade global. Baseia-se na visão de um modelo espiritual de cuidados de saúde, com foco no bem-estar do indivíduo como um todo. Destina-se a integrar uma abordagem centrada na pessoa, dentro dos paradigmas existentes na área da saúde; informando as pessoas sobre questões relevantes com o holístico, com ênfase na abordagem espiritual para a saúde, cuidar, cura, cuidados pessoais, e educação em saúde.
A Fundação Ponto de Vida trabalha em parceria com a Brahma Kumaris em duas áreas principais:- iniciativas educacionais a nível local, para os profissionais de saúde e para o público no âmbito de “Esperança nos Cuidados de Saúde”.
- a nível global, para apoiar o trabalho do Hospital Global & Centro de Pesquisa J Watumull (Mount Abu, Índia) e projetos similares, facilitando a doação de recursos físicos e voluntariado de serviços profissionais.
As Iniciativas Globais da Brahma Kumaris são oriundas das mentes criativas dos indivíduos que integram o seu crescimento espiritual, a nível pessoal, com o trabalho que fazem no mundo. Aplicando a hélice dupla do lado espiritual com o temporal, as questões globais são alguns dos tópicos explorados que chegam dessa forma à população em geral, com base na sua sabedoria coletiva e amplo discernimento. Os cursos, as atividades, os programas e as iniciativas são elaborados para ajudar na vida quotidiana. Estas iniciativas abrangem um amplo contexto cultural, e incluem:
- O Apelo do Tempo (The Call-of-the-Time Dialogue Series - COTT) – facilitado por BK Jayanti Kirpalani, Diretora da Brahma Kumaris no Reino Unido, e Peter Senge, Professor Sénior no MIT, EUA. Os líderes de todas as culturas, religiões e raças reúnem-se com honra, respeito e valorização pelo valor intrínseco de cada um dos indivíduos presentes. Juntos, exploram o terreno onde há o encontro daquilo que é pessoal com o coletivo. Eles estão convencidos de que tais pesquisas irão ser vitais para as grandes questões que surgem diante do mundo.
- O Futuro do Poder (The Future of Power) – é uma série de diálogos exclusivos que explora os próximos passos nas “mudanças de poder" e do seu impacto sobre a liderança no século XXI. Iniciado por Dadi Janki, Diretora Administrativa da Brahma Kumaris, e Nizar Juma, um empresário e industrial de Nairobi. Os diálogos têm sido bem-sucedidos, pois proporcionam aos participantes uma oportunidade para se retirarem por um tempo e refletirem sobre o significado mais profundo do poder nas suas vidas.
- Retiros “Escolhe, Muda e Sê” (Choose, Change and Become Retreats) – são realizados anualmente por diversos locais no mundo inteiro. O objetivo é reunir jovens adultos com uma mentalidade mais aberta, para poderem explorar novas formas encorajadoras de trabalhar, de criarem algo inovador no modo como vêem as coisas e formas positivas de ser; estes retiros são também direcionados para as experiências considerando uma nova abordagem em relação à mudança, uma abordagem de dentro para fora, com base no entendimento da ligação profunda entre os nossos mundos interno e externo. O processo do retiro inclui uma mistura criativa de reflexão, diálogo, participação ativa, meditação e jogos, através dos quais os jovens são capazes de desenvolver uma rota pessoal para expressar o seu potencial.
- As Quatro Faces da Mulher – ajuda as mulheres a equilibrar a sua vida pessoal, familiar e profissional, e a examinar o significado mais profundo das características femininas e do seu papel na restauração da humanidade para o seu estado original de autenticidade e harmonia.
- Iniciativa Estar com o Único – face à velocidade atual a que o mundo se transforma e à instabilidade que se vive em muitos locais do mundo, bem como ao sofrimento de milhões de pessoas, talvez haja uma outra maneira de podermos ajudar. Como seres espirituais, todos nós compartilhamos a mesma Fonte de luz e poder espiritual. Muitos de nós já percebemos que podemos elevar as nossas consciências de uma forma gentil, conectar-nos com a Fonte e servir como instrumentos do Único, levando essa luz de cura, amor e poder ao mundo. É um exercício subtil com o qual podemos ser úteis para levar aos outros poder e força. Durante este processo, também podemos aumentar a nossa capacidade de enfrentar os desafios diários. Seja qual for o nome que demos ao Único, e com o qual nos relacionamos, convidamo-lo a juntar-se a nós, anualmente, na Iniciativa “Estar com o Único”, entre 21 de Setembro (Dia Internacional da Paz da ONU) e 2 de Outubro (Dia Internacional das Nações Unidas da Não Violência).
- just-a-minute – é uma iniciativa que foi criada para marcar o 70º aniversário da Brahma Kumaris. Em todo o mundo, cada vez mais pessoas estão a perceber quais os benefícios da meditação, em pequenos intervalos durante o dia. Estas pausas, nas nossas vidas tão ocupadas, e muitas vezes desafiadoras, ajudam-nos a experimentar paz e bem-estar, independentemente do que esteja a acontecer à nossa volta. Todas as pessoas podem praticar estas pausas de um minuto, onde e quando quiserem. O site just-a-minute oferece ferramentas fáceis e dicas comprovadas sobre como pode começar.
- Cultura da Paz e Não Violência – é um compromisso com a consolidação da paz, mediação, prevenção e resolução de conflitos, educação para a paz, educação para a não violência, tolerância, aceitação, respeito mútuo, diálogo intercultural e interreligioso e reconciliação. A Brahma Kumaris participou na década de 2000-2010 promovendo o Manifesto e recolhendo milhares de assinaturas, na forma de promessas.
- Partilhando os nossos Valores para o Mundo Melhor - foi um ano inteiro com o projeto que começou em Setembro de 1994 e continuou até Outubro de 1995, e culminou numa celebração em homenagem à UN50. Ao longo do ano, todas as atividades organizadas pelos centros da Brahma Kumaris foram feitas com base em 12 valores - Cooperação, Liberdade, Felicidade, Honestidade, Humildade, Amor, Paz, Respeito, Responsabilidade, Simplicidade, Tolerância e União.
- Cooperação Global para um Mundo Melhor – a Iniciativa Mensageiro da Paz das Nações Unidas, questionou as pessoas, usando palavras e imagens, com a seguinte pergunta: "Qual é a sua visão para um mundo melhor?" Recolheram-se várias aspirações, esperanças e visões, de diversas pessoas, de mais de 120 países. A Declaração da Visão Global foi resumida de acordo com as contribuições dadas. A Publicação da Mensagem da Paz, Visões para um Mundo Melhor, foi publicada, caracterizando a grande expressão de cor e criatividade criada pelo Projeto.
- Apelo a Um Milhão de Minutos de Paz - foi dedicado ao Ano Internacional da Paz da ONU. Este apelo solicitou às pessoas para dedicarem algum tempo à meditação, ao pensamento positivo ou a orações pela paz, e alcançou 88 países, recolhendo 1.231.975.713 minutos de paz; o total foi igualado a cerca de 2.344 anos de paz! A Brahma Kumaris foi galardoada pelo Secretário-Geral da ONU com sete prémios Mensageiro Internacional da Paz a nível nacional, e um a nível internacional, pela sua contribuição nesse Ano.
Ensinamentos e Estilo de Vida
No centro dos ensinamentos da Brahma Kumaris está o Curso Introdutório de Meditação Raja Yoga. Este curso traz-nos um entendimento claro e prático do relacionamento do espírito e da matéria, assim como da interação entre as almas, Deus e o mundo material. As aulas do curso facilitam a nossa jornada interior de uma forma efetiva e eficaz. O curso abrange:
- consciência e a autorrealização
- interação e relacionamento com Deus
- a lei do karma
- o ciclo do tempo
- a árvore da vida
- estilo de vida espiritual
Geralmente as aulas dividem-se em duas partes:
1ª parte: inclui o conhecimento básico e prático da meditação Raja Yoga. Esta parte é para as pessoas que estão apenas interessadas em aprender a meditar como uma prática regular.
2ª parte: engloba os ensinamentos do Raja Yoga como um estudo. Os ensinamentos levam o aspirante à profundidade das verdades universais. O objetivo destes ensinamentos foca-se em aprender a concentrar a mente e redescobrir a essência da divinidade na alma. Esta parte é para as pessoas que querem exercer a sua própria razão e bom julgamento; que querem aprender através da autoridade das suas próprias experiências e manter um estilo de vida num plano espiritual mais elevado.
Financiamento
A Brahma Kumaris é mantida mediante contribuições voluntárias, financeiras ou outras, de indivíduos que tomaram benefício dos cursos e das atividades. Ao permanecerem inspirados para servir outros, os alunos da Brahma Kumaris contribuem regularmente e voluntariamente com o seu trabalho, de acordo com as suas possibilidades. Não existe nenhuma taxa de adesão.
Por vezes, são recebidos fundos provenientes de simpatizantes e agências nacionais e internacionais, para iniciativas humanitárias e ambientais, tais como projetos de energia solar, projetos de saúde e de educação.
Participação
Todos são bem-vindos e podem optar por participar em qualquer actividade que escolherem. Os encontros informais que são abertos ao público e as visitas são uma oportunidade para conhecer melhor a organização, mesmo antes de se decidir participar em qualquer um dos cursos e actividades nos centros locais. Para alguns cursos e programas é necessária uma inscrição prévia.
História e Liderança
A Brahma Kumaris foi fundada nos anos de 1930, em Hyderabad, Sindh (atualmente é uma parte do Paquistão, mas naquele tempo pertencia à Índia colonial). O fundador, Brahma Baba, formalmente conhecido por Dada Lekhraj Kripalani, anteviu a ocorrência de grandes transformações no mundo através de uma série de visões. Em 1937, ele formou um comité de oito jovens mulheres e criou um grupo informal, que ao se desenvolver tornou-se no que é hoje a Brahma Kumaris.
Organização e Administração
Quando o fundador, Brahma Baba, faleceu em Janeiro de 1969, a liderança da organização continuou sob a sábia orientação do grupo original de jovens mulheres, que passou a ser chamado de "Dadis" (que significa irmã mais velha em Hindi). A transição da liderança para as irmãs foi delegada pelo fundador, o que se comprovou como sendo uma fundação profunda e estável, protegendo assim a organização e preservando os seus conhecimentos e práticas sagrados, num mundo cada vez mais turbulento.
Sob a sua liderança, a Brahma Kumaris cresceu para um milhão de membros, em mais de 8.000 centros, em 115 países, tornando-se a maior organização espiritual do mundo liderada por mulheres. À medida que as Dadis originais se tornaram menos em número, as irmãs que elas orientaram avançaram para as posições de liderança, onde atualmente lideram na Índia e em todas as regiões do mundo.
Brahma Kumaris na ONU
Relacionamento Internacional com as Nações Unidas
A Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris (BKWSU), com a sua sede espiritual em Mt. Abu, India, está presente pelo mundo inteiro, com centros em mais de 110 países. É uma organização não governamental (ONG) internacional, com a categoria de Estatuto Geral Consultivo, no Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC); Estatuto de Associado no Departamento de Informação Pública (DPI); Estatuto Consultivo no Fundo das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF); Estatuto de Observador na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP); Organização Observadora na Convenção das Nações Unidas para a Mudança Climática (UNFCCC); Membro na Educação da População Rural (ERP) e na Organização da Alimentação e Agricultura (FAO).
A Brahma Kumaris está afiliada no DPI desde 1980; no ECOSOC desde 1983; na UNICEF desde 1987; na UNFCCC desde 2009; e na UNEP desde 2014.