Sobre a Brahma Kumaris
Introdução
A Brahma Kumaris é uma comunidade espiritual mundial, dedicada à transformação pessoal e à renovação do mundo. Sendo fundada na Índia em 1937, a Brahma Kumaris está presente em mais de 110 países em todos os continentes, e o seu impacto tem-se feito sentir em vários setores, sobretudo como uma ONG (Organização Não Governamental) internacional. No entanto, o seu verdadeiro compromisso é ajudar as pessoas a transformar a sua perspetiva material do mundo, numa abordagem mais espiritual, abraçando assim o trabalho de uma profunda consciência de paz coletiva e a dignidade individual de cada alma.
Coordenação Internacional
A sede espiritual da Brahma Kumaris é em Mount Abu, na Índia. Ao nível de cada país, as atividades são geralmente coordenadas pelas pessoas locais, de acordo com os princípios espirituais da Brahma Kumaris e com as leis de cada país. As atividades de interesse internacional são coordenadas por regiões, com sedes em Londres, Moscovo, Nairóbi, Nova York e Sydney.
O papel das mulheres como líderes espirituais
A Brahma Kumaris é a maior organização espiritual do mundo liderada por mulheres. Prajapita Brahma Baba, o fundador, decidiu atribuir a liderança às mulheres logo desde o início, o que posicionou a Brahma Kumaris num lugar à parte, nas diversas religiões e organizações espirituais de todo o mundo. Durante mais de 80 anos, a sua liderança tem-se caracterizado por uma coragem firme, pela capacidade de perdoar e de um profundo comprometimento com a unidade. Embora sejam as mulheres que detêm as posições administrativas de topo, estas têm tido sempre a preocupação de que todas as decisões sejam tomadas em parceria com os homens. É uma parceria e um modelo de chefia de consenso exemplares, baseado no respeito, na igualdade e na humildade. Desta maneira, tornou-se um exemplo de uma jurisdição bem-sucedida e harmoniosa.
Nós, os estudantes da Brahma Kumaris
Somos pessoas de todas as idades com as mais variadas origens sociais e culturais. Estudamos um conhecimento espiritual que nutre o maior respeito por todos os tipos de fé, que explica de uma forma coerente a natureza da alma, a natureza de Deus, o tempo e o karma, e que convida a um estilo de vida espiritual.
Nós praticamos e ensinamos a meditação Raja Yoga, que ajuda a relaxar a mente e permite um equilíbrio saudável entre o nosso mundo interior e o mundo exterior. Através de diversas atividades sociais e parcerias, promovemos uma compreensão espiritual, uma liderança baseada na integridade e ações elevadas, com o objetivo de criar um mundo melhor.
O que oferecemos?
Oferecemos um modelo prático baseado em experiências enriquecedoras que podem mudar continuamente a nossa vida. Ao analisar e descobrir a questão mais importante de todas - “Quem sou eu?”, desenvolvemos a auto-mestria que nos permite tomar as rédeas da nossa própria vida. O ‘jogo da culpa’ termina, e uma consciência profunda e espiritual vai abrindo, gradualmente, a gaiola das nossas ilusões. Tornamo-nos novamente responsáveis por criar a nossa própria vida e o presente torna-se então um verdadeiro “presente”, uma dádiva.
Conseguimos alcançar tudo isto ao nos tornarmos experientes em quatro aspetos principais neste estudo:
As verdades universais em relação à natureza da alma, Deus e a repercussão de um relacionamento muito próximo entre os dois, criam o contexto para o nosso empenho espiritual. Este entendimento ajuda-nos a gerir o fluxo contínuo das experiências a que chamamos de vida.
A História da Brahma Kumaris
Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris
Mount Abu, situa-se no alto das montanhas Aravali do Rajastão, o que naquele momento oferecia uma localização ideal para a reflexão e contemplação, para o grupo inicial que tinha vindo de Karachi em 1950. Depois de viverem alguns anos num edifício alugado, a comunidade mudou-se finalmente para as instalações atuais, que é conhecida como Prajapita Brahma Kumaris Ishwariya Vishwa Vidyalaya (Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris). A sede espiritual da Brahma Kumaris em Mount Abu é chamada de Madhuban (‘A Floresta do Mel’).
Um começo modesto
A Brahma Kumaris foi fundada por Dada Lekhraj Kripalani, um comerciante indiano reformado, em 1937 em Hyderabad, no Paquistão. O seu nome espiritual era Prajapita Brahma, mas ficou conhecido de forma carinhosa por Brahma Baba. Depois de ter passado por uma série de visões em 1936, ele sentiu o apelo de criar uma escola, onde se pudesse ensinar os princípios e a prática de uma vida virtuosa e meditativa. O nome original da escola era ‘Om Mandali’ e era formada por um pequeno grupo de homens, mulheres e crianças, cuja maioria decidiu viver juntos como uma comunidade.
Apesar da incrível turbulência social que então se vivia naquela época, devido à pré-partição da Índia, estas pessoas decidiram juntar-se, inicialmente em Hyderabad e depois em Karachi, para onde se mudaram um ano mais tarde. Com o tempo, foi-se aprofundando um conhecimento simples e claro sobre a natureza da alma, de Deus e do tempo. Em 1950 (dois anos após a independência), o grupo mudou-se para a sua localização atual em Mount Abu, na Índia. Até então, este grupo, de cerca de 400 pessoas, viveu como uma comunidade autossuficiente, dedicando o seu tempo a um intenso estudo espiritual, meditação e autotransformação.
Brahma Baba, o fundador
Quem era?
Brahma Baba, de nome Lekhraj Kripalani, nasceu em 1880 numa família humilde. O seu pai era professor primário numa escola da aldeia, e Lekhraj foi criado dentro das disciplinas da tradição Hindu. Depois de ter tido vários empregos, entrou no negócio da joalharia, acabando por economizar uma fortuna considerável como negociante de diamantes. Foi pai de cinco filhos e tornou-se uma pessoa respeitada dentro da sua comunidade local, onde era especialmente considerado pela sua filantropia. Em 1936, com a idade em que a maior parte das pessoas começa a fazer planos para a sua reforma, na realidade, ele entrou na fase mais ativa e fascinante da sua vida. Depois de uma série de experiências espirituais profundas e visões, ele sentiu um impulso extremamente forte para deixar o seu negócio e dedicar o seu tempo, energia e riqueza a estabelecer as fundações daquilo que se tornaria mais tarde a Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris. Entre 1937 e 1938, criou um Comité Administrativo de oito jovens mulheres e entregou-lhes todos os seus bens, criando uma gestão em regime de Tutela que elas próprias administravam.
O legado de Brahma Baba
Muitos anos já se passaram desde aquela série de visões que Brahma Baba teve em 1936. O estilo de vida revolucionário que iniciou, foi uma fonte de inspiração para milhões de pessoas por todo o mundo, dando-lhes poder e esperança para o futuro. Os ensinamentos práticos que Brahma Baba ensinou, desafiaram o teste do tempo. As jovens mulheres que ele colocou na frente, agora na casa dos oitenta e noventa anos, tornaram-se faróis de amor, paz e sabedoria.
Líderes Atuais
Dadi Ratan Mohini
É a Diretora da Brahma Kumaris e um dos seus membros fundadores, que reside na Sede. As bases da sua vida atual foram criadas logo desde a infância, nos primeiros tempos da Brahma Kumaris. Vive de acordo com o seu nome, ‘a jóia mais maravilhosa’, mostrando-se sempre leve e livre de tensões. Dedicada e franca, focou a sua atenção na criação e no desenvolvimento de programas para professores por toda a Índia; servindo ao mesmo tempo como um recurso espiritual, para o grupo dos jovens que é responsável pelo crescimento e desenvolvimento pessoal da juventude. Presentemente na casa dos noventa, mantém-se com um coração jovem e alegre.
Brahma Kumari Mohini Panjabi
É a Diretora Adicional da Brahma Kumaris. Desde a sua infância, em Delhi, que teve contacto com a Brahma Kumaris e mesmo enquanto era estudante na Universidade de Delhi. Serviu com o fundador, Brahma Baba, abrindo centros na Índia. Em 1974, passou a servir no exterior, com a presença da BK na América do Norte, primeiro no Caribe (1976) e depois em New York (1978). É a Diretora desta instituição nos EUA e a Coordenadora Regional da Brahma Kumaris nas Américas e Caribe; representa também a BK nas Nações Unidas. Neste momento, irá dividir o seu tempo entre a Índia e os EUA.
Brahma Kumari Jayanti Kirpalani
É a Diretora Adicional da Brahma Kumaris. Nasceu na Índia e, em 1957, mudou-se com a sua família para Londres, aos 8 anos de idade. A sua família foi fundamental para trazer o Raja Yoga para o Ocidente. Ao voltar à Índia, por diversas vezes, encontrou-se com o fundador Brahma Baba em muitas ocasiões e, aos 19 anos, tomou a decisão de seguir uma vida de estudo espiritual e serviço com a Brahma Kumaris. A sua infância única preparou-a para levar a sabedoria do Oriente para o Ocidente. É uma oradora eloquente e tem falado amplamente sobre as mudanças climáticas, a aplicação dos valores e a prática espiritual. É Coordenadora Regional das atividades da Brahma Kumaris na Europa e no Médio Oriente.
ONU
A Brahma Kumaris, com a sua sede espiritual em Mount Abu, na Índia, é composta por vários centros a nível mundial, em mais de 110 países; é uma organização internacional não governamental (ONG) das Nações Unidas, com um Estatuto Consultivo Geral para o Conselho Económico e Social - (ECOSOC).
Possui ainda:
- Estatuto de Associado no Departamento de Informação Pública da ONU (DPI);
- Estatuto Consultivo no Fundo das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF);
- Estatuto de Observador na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP)
E é também:
- Uma Organização Observadora na Convenção das Nações Unidas para a Mudança Climática (UNFCCC);
- Um Membro Representativo para a Educação da População Rural (ERP) e na Organização da Alimentação e Agricultura (FAO).
Promovendo o propósito e os princípios das Nações Unidas, a Brahma Kumaris tem aplicado a sua trajetória espiritual de tomada de consciência, de atitude, de visão e ação, em diversas áreas - ‘Objetivos de Desenvolvimento para o Milénio’, ‘Mudança Climática’, ‘Crise Alimentar’, ‘Igualdade de Género’, ‘Saúde Pública Mundial’, ‘Emergências Humanitárias’, ‘Direitos Humanos’, ’Mulheres’, ‘Crianças’, ‘Juventude’, ‘Décadas e Dias Internacionais’.
Leia mais acerca das nossas atividades no âmbito da ONU nas perguntas frequentes.